quarta-feira, 7 de junho de 2023

Vencendo as barreiras na missão!


A universalidade do Evangelho

E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.
Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?
E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias. Atos 10:44-48

A evangelização transcultural significa ultrapassar todas as barreiras sociais, raciais ou linguísticas para que todos, em qualquer parte do mundo, tenham acesso as verdades do evangelho. De Genesis a Apocalipse, verifica-se o interesse de Deus em salvar os homens de todas as nações. Só assim o plano de Deus poderá ser conhecido de todos os povos do mundo. 

A história registrada neste capítulo 10 de Atos faz uma reviravolta inusitada e extraordinária aos Atos dos Apóstolos. Até aqui, tanto em Jerusalém como em todo o lugar a que os ministros de Cristo chegaram, eles pregaram o evangelho somente aos judeus, ou aos gregos que foram circuncidados e convertidos à religião judaica. Mas agora “eis que nós voltamos para os gentios” (cap. 13.46). Aqui, a porta da fé abre-se para eles, sendo, de fato, boas novas para nós, pecadores gentios. O apóstolo Pedro foi a primeira pessoa usada para aceitar os gentios incircuncisos na igreja cristã. Cornélio, um centurião ou coronel romano, foi o primeiro que com sua família e amigos foram admitidos na igreja cristã. Agora aqui nos é dito sobre:

I. Como Cornélio foi orientado por uma visão a chamar Pedro e consequentemente o chamou (vv. 1-8).

II. Como Pedro foi orientado por uma visão a ir à casa de Cornélio, embora ele fosse pagão, e, sem ter receio quanto a isso, obedeceu à visão (vv. 9-23).

III. A conversa agradável e feliz entre Pedro e Cornélio em Cesareia (vv. 24- 33).

IV. O sermão que Pedro pregou na casa de Cornélio para ele e seus amigos (vv. 34-43).

V. O batismo de Cornélio e seus amigos primeiramente com o Espírito Santo e depois com água (vv. 44-48).

A missão estava fora do controle do missionário. Este versiculo marca o fim do exclusivismo étnico. Deus, que prometeu derramar seu Espírito sobre toda a carne(2.17), agora o dá livremente aos gentios. É o Pentecostes dos não judeus. O Livros de Atos relata quatro ocasiões em que o Espírito é derramado:

a. Sobre os judeus no Pentecostes(2.1-4); e de novo depois da prisão de João e Pedro(At 4.31);

b. Na primeira cidade judia, Samaria(8.15-17)

c. No primeiro lar gentio – o de Cornélio(10.44);

d. No ministério de Paulo(18.24-28).

Os que receberam o Espírito foram batizados e incorporados à igreja com os primeiros convertidos no Pentecostes(2.17), e Saulo(9.17-18). A permanência de Pedro com eles ilustra como os seus valores judaicos exclusivos foram transformados com o rompimento das barreiras discriminatórias. Que barreiras precisamos quebrar?

Vamos juntos na missão de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário